O Projeto de Educação Antirracista, criado pelo Projeto Travessias e atualmente gerido pela Escola Vera Cruz, realiza ações contínuas no ambiente escolar de combate ao racismo estrutural, por meio do letramento racial e da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileiras e indígenas no currículo, e do aumento da representatividade negra e indígena entre estudantes, educadores e gestores. Com isso, o Projeto busca contribuir para transformar a situação histórica de segregação e desigualdade social criada pelo racismo rumo à construção de uma sociedade efetivamente democrática.

O aumento da representatividade dos estudantes se dá por meio de um Programa de Bolsas de estudo na Escola Vera Cruz. As bolsas contemplam, além da mensalidade escolar, auxílio financeiro de permanência para alunos pretos, pardos e indígenas de baixa renda. O Programa de Bolsas é custeado pela Escola Vera Cruz e por recursos captados com a comunidade, por meio de doações.

O aumento da presença negra e indígena dentro das escolas de maioria branca proporciona novos aprendizados para o espaço escolar, desconstrói a normatização do branco como “homem universal” e propicia a conscientização sobre a branquitude — avanços imprescindíveis no combate ao racismo estrutural.

Image
Saiba mais sobre o programa aqui (pdf)