Teoria da Mudança
Tão importante quanto o desejo de gerar impacto positivo é pensar em como chegamos lá. A visão de longo prazo e um planejamento eficaz e bem estruturado são essenciais para atingir um impacto significativo no futuro. Para isso, o Instituto Îandé usa a “Teoria da Mudança” como principal ferramenta para auxiliar no estabelecimento de um planejamento estratégico bem definido, garantindo uma articulação clara e objetiva entre os recursos disponíveis, os projetos apoiados, os resultados obtidos no médio prazo e o impacto promovido no longo prazo. A metodologia também possibilita a checagem e validação de hipóteses de atuação ao longo da jornada e a definição de indicadores para mensuração dos resultados e impactos obtidos ao longo do tempo.
Estratégias 2024/2025
Apoiar iniciativas de combate às desigualdades educacionais, com foco nas desigualdades raciais.
Apoiar iniciativas de combate às desigualdades educacionais (socioeconômicas, de gênero, raciais, regionais etc.), com foco na educação básica.
Criar um fundo filantrópico (Iandé Human Development Evergreen Fund) para financiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de capacidades humanas de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.
Atividades Iniciais
• Financiamento de iniciativas de articulação e advocacy para combate às desigualdades educacionais.
• Financiamento de pesquisas para informar políticas públicas ou intervenções diretas.
• Financiamento de iniciativas de formação e qualificação de professores, particularmente aqueles atuantes em escolas com maioria de alunos negros.
• Financiamento de iniciativas para promover a inclusão e a permanência de jovens negros(as) no Ensino Técnico e Superior.
• Financiamento de projetos para a implementação de protocolos antirracistas nas escolas.
• Financiamento de iniciativas que promovam condições de vida digna e propícias ao aprendizado para estudantes negros e/ou pertencentes a outros grupos historicamente marginalizados, assim como suas famílias.